Período: Séc. XVII
Local: Holanda, Bélgica, Itália (Roma), França, Espanha.
Origem: É um termo que se refere a época histórica e a um estilo artístico, significa absurdo, grotesco, pérolas defeituosas. De inspiração popular, a arte Barroca é realizada com vigor e expressa sentimentos evocando paixões tanto sacras quanto humanas. Traduz, nas suas formas predomínio do emocional sobre o racional. Caracteriza-se basicamente pelo movimento, deformação, dinamismo.
Características:
-> Pintura:
- Contraste grande de luz e sombra
- Linhas curvas
- Fundo escuro
- Composição em diagonal
- Dramaticidade
- Movimento
- Emoção supera razão
- Tema:religioso, mitológico, cotidiano
Corrente Estilística: Expressionismo
-> Arquitetura:
- Rompe a frontalidade
- Sinal de poder e riqueza
- Preocupação paisagística
-> Escultura
- Exagera nos detalhes
- Coluna em espiral
- Curvas e contracurvas
- Rejeição da linha reta
- Utilização do dourado
Artista:
Italianos:
- BERNINI, Gian Lorenço (1598-1680)
- BORROMINI, Francesco (1599-1667)
Holandeses:
- REMBRANDT, Van Rijn (1606-1669)
- Vermeer, Jan (1632-1675)
Belga:
- RUBENS, Peter Paul (1577-1740)
Espanhol:
- VELÁZQUEZ, Diego (1599-1660)
Franceses:
- LA TOUR, George (1593-1652)
- POUSSIN, Nicolas (1594-1665)
- LORRAIN, Claude (1600-1682)
Resumo
O termo barroco costuma designar o estilo artístico que floresceu na Europa entre o final do Século 16 e meados do Século 18.
O aparecimento dos ideais barrocos parece intimamente ligado à Contra-Reforma Católica.
Apesar de ter sido um estilo internacional, percebemos sua maior força entre países como a Itália, Espanha e Áustria, não tendo atingido muito os países protestantes como a Inglaterra.
Pintura, escultura e arquitetura
A questão da harmonia também é importante para o barroco. Entretanto, ela é vista numa obra de forma diferente do renascimento.
Para o renascentista, a harmonia do todo era garantida por cada detalhe da obra em perfeito equilíbrio, cada detalhe separadamente como um todo harmônico.
Já para o barroco, a harmonia do conjunto é mais importante, a fusão harmônica dos diferentes componentes de um trabalho. A harmonia individual pode ser sacrificada em nome da harmonia do todo.
Além disso, essa valorização da unidade geral, entrelaçou muito a arquitetura com a escultura e com a pintura. O ideal das construções passou a ser o do inter-relacionamento desses elementos, dialogando harmonicamente para o bem do conjunto.
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