Impressionismo

Período: 1874 a 1886
Local: Paris – França

Características:

-> Pintura:

  • Uso de técnicas de pintura que valoriza a ação da luz natural;
  • Valorização da decomposição das cores;
  • Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
  • Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas
  • Tema: da natureza, principalmente de paisagens;

Corrente Estilística: naturalismo

-> Arquitetura:

  • ­Não se modifica

-> Escultura

  • ­Superfície possui ondulações que dão aspecto enrugado permitindo variações de reflexos e sombras conforme a luz;
  • Partes da superfície ficam em estado bruto.

Artistas:

  • Claude Monet (1840-1926)
  • Pierre Auguste Renoir (1841-1919)
  • Edgar Degas (1834-1917)
  • Alfred Sisley (1839-1899)
  • Berthe Morisot (1841-1895)
  • Mary Cassat (1844-1927)
  • Camille Pissarro (1831-1903)
  • Auguste Rodin (1840-1943)
  • Camille Caudel (1864-1943)
  • Fredéric Bazille (1841-1870).

                    Resumo

                    O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. 

                    Principais características da pintura:

                    * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

                    * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

                    * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

                    * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.

                    * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

                    A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.

                    Fonte: portfólio de Geisyele e http://www.historiadaarte.com.br/impressionismo.html

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