Arte Rococó

Período: Primeira metade do séc. XVIII
Local: Iniciou na França difundindo-se, logo em seguida, por toda a Europa
Origem: O termo Rococó originou-se da palavra francesa “rocaille” que significa “concha”. Uma segunda explicação é a de uma combinação das palavras Barroco e “rocaille”, já que o Rococó é uma continuação do Barroco. Caracterizou-se pelo uso de formas curvas e pelo excesso de ornamentos, como flores, laços e, é lógico, conchas. Esse estilo pode ser tido como requintado, aristocrático e convencional. Preocupou-se em expressar sentimentos agradáveis e procurou dominar a técnica de uma execução perfeita. Também é conhecido como estilo Luís XV e Luís XVI. O Rococó é atrativo, brincalhão, caprichoso, decorativo, virtosista, picante, delicado, nervoso, gracioso, fluído, portanto, sensual.

Características:

-> Pintura:

  • ­Cores leves e claras
  • Formas mais leves e delicadas.
  • ­Tema: cotidiano da nobreza francesa, sensualidade sutil, cenas graciosas, festas ao ar livre.

Corrente Estilística: Expressionista

-> Arquitetura:

  • ­Manifestou-se principalmente nos interior das construções
  • ­Paredes e tetos pintados suavemente e decorados com flores e laços feitos com estuque
  • ­Fachadas simples, numerosas janelas

-> Escultura

  • ­Pequenas, para decoração interna
  • ­Sensual

Artistas:

Pintores:

  • Jean-Antoine Watteau (1684-1721)
  • Jean-Honoré Fragonard (1732-1806)
  • Jean-Batiste Siméon Chardin (1699-1779)

Escultores:

  • François Bouscher (1703-1770)
  • Etienne Maurice Falconet (1716-1791)

 

Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e usado inicialmente em decoração de interiores.
Desenvolveu-se na Europa do século XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. Vigoroso até o advento da reação neoclássica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte católica da Alemanha, na Prússia e em Portugal.
Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.
O termo deriva do francês rocaille, que significa "embrechado", técnica de incrustação de conchas e fragmentos de vidro utilizadas originariamente na decoração de grutas artificiais.
Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.

Características gerais:
· Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores.
· Possui leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante.

ARQUITETURA

Durante o Iluminismo, entre 1700 e 1780, o rococó foi a principal corrente da arte e da arquitetura pós-barroca. Nos primeiros anos do século XVIII, o centro artístico da Europa transferiu-se de Roma para Paris. Surgido na França com a obra do decorador Pierre Lepautre, o rococó era a princípio apenas um novo estilo decorativo.
Principais características:
· Cores vivas foram substituídas por tons pastéis, a luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas e o relevo abrupto das superfícies deu lugar a texturas suaves.
· A estrutura das construções ganhou leveza e o espaço interno foi unificado, com maior graça e intimidade.

ESCULTURA

Na escultura e na pintura da Europa oriental e central, ao contrário do que ocorreu na arquitetura, não é possível traçar uma clara linha divisória entre o barroco e o rococó, quer cronológica, quer estilisticamente.
Mais do que nas peças esculpidas, é em sua disposição dentro da arquitetura que se manifesta o espírito rococó. Os grandes grupos coordenados dão lugar a figuras isoladas, cada uma com existência própria e individual, que dessa maneira contribuem para o equilíbrio geral da decoração interior das igrejas.

PINTURA

Durante muito tempo, o rococó francês ficou restrito às artes decorativas e teve pequeno impacto na escultura e pintura francesas. No final do reinado de Luís XIV, em que se afirmou o predomínio político e cultural da França sobre o resto da Europa, apareceram as primeiras pinturas rococós sob influência da técnica de Rubens.

http://www.historiadaarte.com.br/rococo.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário